Carnaval para D. João VI

"Carnaval para D.João VI" é um documentário que lança um novo olhar sobre a relação entre brasileiros e portugueses nos últimos 200 anos
Por que os portugueses conhecem tanto do Brasil diante do tão pouco que os brasileiros conhecem de Portugal? Como é o confronto diário dos portugueses que chegam hoje com o estereótipo histórico que lhes é imposto aqui? O que significa esta "colonização cultural" recente de Portugal pelo Brasil, em novelas, música, jeitos de falar?
A partir da efeméride histórica da chegada da corte portuguesa no Brasil, o documentário "Carnaval para D.João VI" lança um novo olhar sobre a relação entre brasileiros e portugueses nos últimos 200 anos.
Neste período, a presença lusa em terras brasileiras passou por varias fases mas, nos últimos anos, adquiriu características inéditas. "Carnaval para D. João VI" retrocede ao desembarque e ao mesmo tempo vislumbra um futuro globalizado onde estereótipos históricos são ultrapassados e reinventados.
Para falar sobre esse trânsito de pessoas e idéias sobre o Atlântico, entrevistamos portugueses que vivem no Brasil e brasileiros que vivem em Portugal, além de pesquisadores e pensadores da história das relações Luso-Brasileiras. Entre eles, os músicos Rildo Hora, Dudu Nobre, Henrique Cases e Gabriel Pensador; as historiadoras Lucia Bastos e Isabel Lustosa; o escritor José Eduardo Agualusa, o músico português Sérgio Godinho e a empresária do Rock in Rio Lisboa Roberta Medina.
O carnaval da Mocidade Independente de Padre Miguel, cujo enredo trata do mito lusitano do Quinto Império, oferece a embalagem visual e musical do documentário.
Ficha Técnica
- Título Original
- Carnaval para D. João VI
- Realização
- Rodrigo Lamounier
- Produção
- co-produção entre Matizar Filmes e Duvideo
- Ano
- 2008
- Duração
- 54 minutos