Filme do cineasta português Joaquim Leitão, com Marco d´Almeida, Adriano Carvalho, Carla Chambel, Maya Booth, Nuno Nunes, Ivo Canelas e Júlio César
Na véspera de Natal de 1969, em plena guerra colonial, uma patrulha regressa ao quartel do exército português em Moçambique e traz um prisioneiro. Esperam uma noite tranquila, dado o costume da trégua em noite e dia de Natal. Mas a mulher do capitão chega de surpresa para passar o Natal e é notório o mal-estar entre os dois. Durante a noite, o prisioneiro e um dos soldados aparecem mortos e o quartel começa a ser bombardeado. A violência da guerra cruza-se com a violência das paixões e a coragem para desafiar a morte com o medo de enfrentar a vida. Um alferes tem de defender uma guerra em que não acredita e desvendar os inexplicáveis acontecimentos da noite e alguns segredos não resistirão ao nascer do dia.
Filme do cineasta português Joaquim Leitão, segunda parte de uma trilogia sobre a guerra colonial portuguesa, (que inclui "Inferno", de 1999), o título "20,13" alude a um versículo da Bíblia que estará na origem de um dos mistérios da história. Um crime cometido numa noite de ataque às tropas portuguesas em Moçambique que se cruza com a história do amor homossexual entre dois militares.