ALIEN 3 - A DESFORRA

David Fincher a entrar na mais célebre série de Ficção Científica e Horror com um 3º filme de fabuloso domínio visual e impressionante tensão, mais uma vez com Sigourney Weaver.
Ripley, a única sobrevivente da sangrenta chacina criada pelas demoníacas criaturas extra-terrestres, alcança o planeta Fiorina 161, uma remota e esquecida colónia penal, onde encontra uma série de perigosos reclusos. Ripley foi parar aquele planeta por mero acaso, devido a um erro de funcionamento da sua cápsula de "hibernação", e a sua chegada é encarada como uma ameaça pelos reclusos. Na verdade Ripley trouxe agarrada à sua cápsula espacial uma das criaturas que em breve vai começar a dizimar os presos, dando assim razão aos seus piores presságios. Mas o pesadelo vai tomar proporções inesperadas quando Ripley descobre que está grávida da criatura, que agora a protege. Os presos organizam, com os seus escassos meios, o combate pela sobrevivência mas é mais uma vez Ripley que vai resolver a situação, de forma drástica, suicidando-se com a criatura.
Após dois filmes verdadeiramente surpreendentes era difícil acreditar que alguém conseguisse realizar um terceiro que estivesse à altura da subtileza estilizada de Ridley Scott, no primeiro, ou da fulgurante alucinação de James Cameron, no segundo. Todavia o terceiro filme da série "Alien" é uma inesperada revelação. Curiosamente dirigido por um cineasta estreante, David Fincher, que fez carreira no teledisco, na publicidade e na área dos efeitos especiais e se afirma aqui, desde logo, como uma promessa que o perturbador "Sete Pecados Mortais" viria a confirmar plenamente, "Alien 3 - A Desforra" é na verdade um filme notável. Fincher constrói uma espécie de síntese formal e emocional dos dois filmes anteriores ao mesmo tempo que se afirma, particularmente, através de um fabuloso domínio visual e uma inteligente e subtil utilização dos efeitos especiais, aliás, justamente nomeados para um Oscar. A derradeira história do confronto entre Ripley, de novo interpretada por Sigourney Weaver, e a criatura de pesadelo da outra galáxia desenrola-se, nesta terceira edição, num desolador planeta prisão onde os receios do contágio virulento, da divagação científica e do conflito moral, religioso e individual, se conjugam com a tensão e a violência do demencial jogo de repulsa e atracção entre "a bela e o monstro" que inevitavelmente caminham para a mútua aniquilação. Um admirável exercício de fantasia e angústia a dar continuação a uma série de culto que parece encontrar sempre a fórmula exacta para progredir.
Ficha Técnica
- Título Original
- ALIEN 3
- Intérpretes
- Sigourney Weaver, Charles Dance, Charles S. Dutton, Lance Henriksen, Paul McGann, Brian Glover, Ralph Brown, Danny Webb.
- Realização
- David Fincher
- Produção
- Gordon Carroll, David Giler e Walter Hill
- Autoria
- David Giler, Walter Hill e Larry Ferguson
- Música
- Elliot Goldenthal
- Ano
- 1992
- Duração
- 111m (cor) minutos