Um documentário dedicado ao poeta simbolista
Camilo Pessanha (1867-1925) um documentário dedicado ao poeta simbolista.
As imagens dos lugares por onde passou, os depoimentos de especialistas, a voz do poeta evocada através da leitura de poemas e fragmentos de cartas dirigidas a amigos, em particular, a Ana de Castro Osório são alguns dos passos desta incursão pela vida e obra de Camilo Pessanha.
Da infância e juventude aos anos de formação em Coimbra, onde absorve as influências mais vanguardistas desse meio intelectual fervilhante, aos primeiros anos de atividade, com passagem por Óbidos, e à partida para Macau em 1894, onde encontrará Wenceslau de Moraes, ´Um Poeta ao Longe´ acompanha os passos do poeta.
Em Macau, Camilo Pessanha revela um interesse profundo pela poesia, filosofia e arte chinesas, tendo consagrado parte considerável do seu tempo e dinheiro a reunir uma colecção de peças de arte chinesa que ofereceu ao Estado português e jaz empacotada no Museu Nacional Machado de Castro, apesar do reconhecido valor que lhe vem sendo atribuído.
Como se depreende do apaixonado debate que tem suscitado, faz parte das zonas de penumbra que envolve a figura de Camilo Pessanha a relação que manteve com a civilização e cultura chinesas. Ostensivamente escolheu um modo de vida que se distanciava dos valores morais estabelecidos entre a sociedade macaense, mas não deixou de olhar criticamente a civilização chinesa, como não deixou de participar de modo ativo na vida cultural e cívica de Macau. Está sepultado numa campa do cemitério de São Rafael, em Macau.