Juca visita Zaca e diz-lhe ter tido muitas saudades dele, saem todos para almoçar.
O menino joga á bola na praia com Juca, antes do almoço e na esplanada da praia está Renato, Simão e Malaquias, que quando estão de saída reconhecem Juca e esperam por ele, a troca de palavras pouco amigável, e Juca faz uma revela quem é o pai do menino.
É o dia que todos esperavam, a festa de aniversário de Armando.
Em casa de Maria Amélia os convidados começam a chegar, Armando fala com o seu amigo Tito no quarto, e diz-lhe que está muito nervoso, porque sabe a reacção da família com a comunicação que esta prestes a fazer.
Na sala as atenções voltam-se todas para Armando, que vai cumprimentando os convidados e dando alguns recados. Leonor chega atrasada á festa e para perplexidade de todos oferece ao tio o quadro com o retrato da mãe que Renato trouxe de Angola.
Armando emociona-se com o gesto de Leonor, provocando um silencio total, e decide coloca-lo na sala no lugar do quadro favorito de Maria Amélia, o ambiente na festa fica tenso.
No clube Henrique espera pelos clientes Chineses para uma reunião, e fala com o Eng.º Gonçalves sobre contas suspeitas existentes no banco. A espera prolonga-se e o filho de Tito é apresentado a Patrícia, uma jovem muito atraente, a reunião é desmarcada e Henrique passa o resto do dia na companhia da jovem.