Armando chega a África e surpreende a tia por estar já um homem feito e não um ainda rapazolas. Helena mostra a fazenda Sizalinda ao sobrinho e leva-o a tomar banho junto a umas cascatas. Armando sente-se constrangido pela presença da tia em fato de banho.
Aninhas irmã da ex-mulher de Vitalino, prepara um plano para se ver livre de Armando, para que possa depois fazer frente a Helena que está ainda fragilizada com o recente ataque cardíaco do marido. Em casa, quando Armando toma banho, tem a companhia de uma aranha, o animal de que tem mais medo, como confidenciou a Felício, o capataz da Sizalinda.
A mulher deste, branca das Beiras de Portugal, apanha o marido no quarto com Rosinha, a irmã de Aninhas. Antes, tinha desvendado a Armando não ser ela a mãe de Juca, o filho de Felício. Uma situação mantida em segredo pois nem Aninhas, nem o próprio Vitalino gostam da ideia de brancos terem filhos de negros.
Em Portugal, morre Salazar. O irmão de Helena, Joaquim, é preso pela PIDE por falar abertamente contra a guerra do Ultramar.
Helena entra no quarto de Armando enquanto este dorme, deita-se na cama dele e beijam-se.