Inês conta à mãe como correu o jantar em casa de Emílio. D. Dé diz-lhe que Renato Brandão esteve lá em casa e que prometeu não estragar o noivado de Inês, apesar de ter ficado furioso quando soube que ela estava noiva do filho de Armando Rodrigues.
Maria Amélia visita a sua vizinha D. Gracinda, cartomante. As cartas ditam um espírito de um morto que anda a rodear Armando. Maria Amélia terá de levar coisas pessoais de Armando para afastar esse espírito.
Renato Brandão mostra aos amigos a tarântula que tem para oferecer a Leonor e recebe uma carta do seu amigo comendador a anunciar o proprietário dos prédios da Baixa: Armando Rodrigues.
Renato vai ao escritório de Tito Roçadas para lhe dizer que quer comprar os prédios da Baixa e para que informe o proprietário de que existe um interessado em adquiri-los. Quando vai a sair, cruza-se com Armando Rodrigues que ía falar com Tito Roçadas. Farto de estar à espera, sem poder entrar, Armando irrompe pelo escritório e não reconhece Renato. Este sai e seduz Luísa, a secretária de Tito Roçadas, para ter a sua ajuda na obtenção de algumas informações.
Tito Roçadas anuncia a Armando com quem este se cruzou. Armando fica ainda mais firme no propósito da sua visita: passar finalmente todos os bens de Helena para a filha Leonor e dividir os seus próprios bens pelos seus herdeiros, onde passará a incluir Leonor.