Emílio apresenta Inês Gravelos à família num jantar de família. Armando Rodrigues questiona a noiva do filho sobre a sua família e sobre África. Inês inventa história dos pais e conquista a simpatia da mãe e da irmã de Emílio. Armando não disfarça tom seco no trato com Inês e pior fica quando Inês sugere a Emílio abrirem o negócio de uma lavandaria. Maria Amélia sugere que Armando possa ajudar no financiamento.
Renato Brandão visita a mãe de Inês, Dona Dé, e Felício. Fica a saber que Inês está noiva do filho de Armando Rodrigues e fica furioso, recordando a promessa que fizera à sua tia Aninhas: não dar descanso aos descendentes de Helena. Antes de sair de casa, Renato vê uma fotografia de Inês e reconhece-a do consultório e da discoteca africana.
Rosário, colega de trabalho de Leonor, visita-a de surpresa em casa quando esta iniciava uma cena amorosa com Henrique. Este não disfarça que Rosário chegou em má altura, o que deixa Leonor zangada com ele, após Rosário sair de sua casa. Henrique diz a Leonor para pensar e perceber se quer, de facto, ficar com ele.
Terminado o jantar e já sozinhos em casa, Armando e Maria Amélia conversam. Armando afirma que Inês inventou história da família. Maria Amélia não acredita. No decorrer da conversa, recorda-se o passado, quando Maria Amélia, empregada da charcutaria, anuncia a Armando que está grávida.