Laranja Mecânica

Dirigido e adaptado de forma sublime para o cinema por Stanley Kubrick, Laranja Mecânica é baseado no romance homónimo de Anthony Burgess, publicado em 1962
Obra-prima de Stanley Kubrick, uma adaptação do sublime romance de Anthony Burgess. Um filme que continua atual, passado num futuro próximo, interpretação visual de uma anarquia sádica e do cinismo profundo do poder governamental.
Alex (Malcolm McDowell) é o líder de um grupo de delinquentes que passa as noites a roubar carros, a lutar contra "gangs" rivais, a assaltar casas e a violar mulheres. Numa noite, Alex é detido pela polícia. Para diminuir a pena de prisão concorda em ser utilizado como cobaia numa experiência governamental que tem como objetivo recuperar criminosos através de um tratamento médico pouco ortodoxo. Uma terapia que não é mais do que uma rápida cura para uma sociedade constantemente ameaçada pelo mal, mas que vai trazer alguns problemas de identidade.
Destaque para a banda sonora constituída por música clássica com um excelente tratamento eletrónico de Walter Carlos, e utilizada na generalidade como ruído de fundo para as cenas ultra-violentas do filme que, ainda hoje, são difíceis de digerir.
Laranja Mecânica foi nomeado para quatro Óscares em 1972 (melhor realizador, melhor montagem, melhor filme e melhor argumento) mas foi destronado nas mesmas categorias por The French Connection de William Friedkin.
Ficha Técnica
- Título Original
- A Clockwork Orange
- Intérpretes
- Malcolm McDowell, Patrick Magee, Michael Bates, Warren Clarke, Adrienne Corri, Carl Duering, Paul Farrell, Clive Francis, Michael Glover, James Marcus, Aubrey Morris, Godfrey Quigley
- Realização
- Stanley Kubrick
- Produção
- Stanley Kubrick
- Autoria
- Stanley Kubrick
- Música
- Wendy Carlos
- Ano
- 1971
- Duração
- 130 minutos