Transe

Filme da cineasta portuguesa Teresa Villaverde ("Os Mutantes", "Colo") que aborda o tema da imigração, seguindo a dolorosa experiência de Sónia, uma jovem russa que parte em busca de uma vida melhor
A longa-metragem de Teresa Villaverde (depois de "A Idade Maior", "Três Irmãos", "Os Mutantes" e "Água e Sal"), é a história de uma mulher que abandona a família na Rússia e parte Europa fora à procura de uma vida melhor e que nessa viagem vai conhecer o inferno daqueles a quem a vida nada tem a oferecer.
Sónia (Ana Moreira), uma jovem mulher de Sampetersburgo, ambiciona uma vida melhor. Depois de conseguir um passaporte, envolve-se numa viagem que a faz percorrer a República Checa, Alemanha, Itália e Portugal. A viagem é uma verdadeira descida aos infernos onde Sónia se vê enredada no submundo da prostituição internacional. Enfrenta inúmeras provações: rapto, sofrimento, solidão, loucura, violência, abjeção e humilhação. Para além de um medo sempre presente que a oprime, existe uma incompreensão avassaladora, devida ao confronto com idiomas e comportamentos que não compreende. Mas a coragem permanece, e uma redenção parece possível na forma de esperança no amor que nunca será completamente destruído.
Ficha Técnica
- Título Original
- Transe
- Intérpretes
- Ana Moreira, Viktor Rakov, Robinson Stévenin, Iaia Forte,Andrei Chadov, Filippo Timi, Dinara Drukarova
- Realização
- Teresa Villaverde
- Produção
- Clap Filmes (Paulo Branco), Gemini Films (França), Revolver Srl (Itália)
- Autoria
- Teresa Villaverde
- Ano
- 2006
- Duração
- 121 minutos