Um ex-libris da frota portuguesa
Documentário comemorativo do cinquentenário da construção do Navio-Hospital ?Gil Eannes?, que desempenhou uma relevante função humanitária nos mares da Terra Nova e da Gronelândia, de apoio à frota portuguesa da pesca do bacalhau (mas também a quaisquer pescadores de outros países que também por ali andavam), dando-lhes apoio logístico, médico e hospitalar e salvando assim, muitas vidas. Fundeado no porto de Viana do Castelo, propriedade da Fundação Gil Eannes, restaurado como era à Época, este navio emblemático é hoje visitado por muitas pessoas de diferentes faixas etárias.
Com filmagens feitas na atualidade e recorrendo a imagens de arquivo da RTP e do ANIM, bem como fotografias e documentos de época, seremos levados ao tempo em que este ?ex-libris? da frota portuguesa se destacava na sua função única, no meio de tantos navios de pesca.
Orgulho do regime corporativo das pescas é hoje uma referência incontornável de uma época em que Portugal, com a sua frota pesqueira, tinha um lugar de relevo no contexto marítimo internacional.
Conduzido por um depoimento do Dr. Álvaro Garrido, Diretor do Museu Marítimo de Ílhavo, especialista no tema, autor de diversas publicações sobre a história e a época de maior fulgor desta atividade, seguiremos o percurso do ?Gil Eannes?, desde os motivos da sua construção até ao tempo presente.
Outros depoimentos de velhos capitães e de pescadores serão registados, sempre que possível no próprio navio, evocando essa época e nalguns casos os momentos aí passados, quer como tripulantes, quer como doentes, relatando de viva voz o que foram esses tempos duros, os atos de abnegação e de coragem ocorridos durante a mais recente epopeia marítima portuguesa a "Pesca do Bacalhau".
Projeto co-produzido com a Fundação Gil Eannes de Viana do Castelo.