O PIANISTA

Wladyslaw Szpilman não foi somente um brilhante pianista polaco, ele foi também um sobrevivente do holocausto
Quando a 2.ª Guerra Mundial eclodiu em 01/09/1939, Varsóvia foi um dos primeiros alvos nazis, de modo que, a despeito da corajosa resistência da população, os habitantes se viram obrigados a capitular a 27 de Setembro.
Após a ocupação, os alemães utilizaram as Famosas SS e a Gestapo para lançar uma política brutal contra a população judia, submetendo-a a tratamentos degradantes, confiscando os seus bens e construindo muros para encerrar os judeus em algumas áreas, surgindo, então, o Gueto de Varsóvia.
O brilhante pianista e judeu polaco, Wladyslaw Szpilman, interpretava peças clássicas numa rádio de Varsóvia quando as primeiras bombas caíram sobre a cidade. Como os demais judeus locais, Wladyslaw e a sua família perderam tudo e foram obrigados a mudarem-se para o famoso Gueto, onde as condições de vida eram precárias e o sofrimento e a humilhação estavam sempre presentes.
A partir de Julho de 1942, os nazis começaram a enviar os judeus para o Campo de Extermínio de Treblinka. Durante essa nova onda de perseguição, a família de Wladyslaw foi capturada e enviada para o Campo de Treblinka. Na altura do embarque na estação ferroviária, Wladyslaw foi o único que conseguiu fugir.
Wladyslaw passou a viver escondido nas ruínas da cidade, em prédios abandonados. Tempos depois, foi encontrado por um oficial alemão num casarão semi-destruído que lhe perguntou a sua identidade, ele confessou ser um pianista judeu.
Por sorte, o referido oficial era um admirador da boa música e decidiu ajudá-lo a sobreviver.
Ficha Técnica
- Título Original
- THE PIANO PLAYER
- Intérpretes
- Adrien Brody, Thomas Kretschmann, Emilia Fox, Michal Zebrowski, Ed Stoppard, Maureen Lipman, Frank Finlay
- Realização
- Roman Polanski
- Produção
- Roman Polanski, Robert Benmussa, Alain Sarde
- Autoria
- Ronald Harwood
- Música
- Wojciech Kilar
- Ano
- 2002
- Duração
- 88M minutos