Programas tv

Quando os Lobos Uivam

Géneros

  • Séries Nacionais

Informação Adicional

Episódio n.º3

Episódio 3 de 12 Duração: 50 min

Manuel e Teotónio conversam à luz da fogueira. Falam do Brasil. Falam da recente ameaça aos baldios. Em Arcabuzais, Jorgina está feliz com o regresso do pai. Filomena manifesta o seu descontentamento, tantos anos fora e não traz dinheiro!

No dia seguinte, Manuel Louvadeus mata saudades da serra. Encontra Filomena numa vereda e ali mesmo revivem o passado. Jaime e Teotónio felizes com o regresso de Manuel.

Alguns dias depois, Manuel vem pedir ao pai que o acompanhe à reunião com os engenheiros na Câmara. A reunião está marcada para essa tarde com o povo do concelho para anunciar o projecto do governo. Teotónio mais uma vez recusa-se a sair da serra.
Em Arcabuzais Jorgina recusa a boleia de Fontalva. Receia ser vista com ele.
Na vila, é dia de feira. Juntam-se homens de todas as aldeias na taberna do Nacomba, ponto de encontro antes da reunião, e preparam-se para receber os engenheiros com toda a pompa: muitos deles vêm armados de paus e espingardas. Manuel, adverso à violência, chama Rigoberto para que este os dissuada de levarem consigo as armas.
Por seu lado, Labão preocupado, fala com Montalto, hesita, receia a reacção do povo, mas não quer dar mostras de ter medo.
Chegam os engenheiros. Começa finalmente a reunião. As explicações são breves, fazem-se promessas de desenvolvimento futuro. Chegado o momento, só os notáveis da terra assinam o acordo de cedência dos direitos aos baldios. Intervém o Dr. Rigoberto e fala pelas gentes das aldeias. Procura fazer valer o direito dos povos aos baldios. Os engenheiros tratam com desprezo os velhos sentimentos dos presentes. O progresso vale mil vezes mais do que a tradição. Os ânimos exaltam-se. Rebordão é o mais afoito.

Ficha Técnica

Título Original
Quando os Lobos Uivam
Intérpretes
Carlos Santos, António Capelo, Marco d´Almeida, Maria João Luís, Patrícia André, Orlando Costa, José Cândido Ferreira, Nicolau Breyner, Filomena Gonçalves, Almeno Gonçalves, António Fonseca, Adriano Carvalho, António Montez
Realização
João Cayatte
Produção
Antinomia
Autoria
Francisco Moita Flores, Aquilino Ribeiro
Ano
2006
Duração
50 minutos