Alfred Hitchcock realiza esta história mirabolante de assassínios e espionagem
Roger Thornhill, um ocupado homem de negócios de Nova Iorque, é um dia confundido num bar com um agente secreto que um grupo de perigosos espiões internacionais quer eliminar. Raptado e vítima de uma tentativa de homicídio, Roger vai viver um autêntico pesadelo quando a polícia e espiões inimigos o perseguem, julgando tratar-se de um misterioso agente secreto que na verdade nem sequer existe. De equívoco em equívoco, de aventura em aventura, Roger, um homem de vida pacata e monótona, vai transformar-se numa personagem heróica ao longo deste perigoso jogo de "gato e rato" onde ainda tem tempo para se apaixonar pela bela loira que o acompanha nesta história mirabolante de assassínios e espionagem.
"Intriga Internacional", que data de 1959, foi talvez um dos maiores êxitos de Hitchcock entre os muitos êxitos da carreira deste genial criador cinematográfico. Esta é a história de um pacato homem de negócios que devido a uma série de equívocos é arrastado para uma complexa, sinuosa e arriscada história de espionagem ao longo da qual se vai revelar um herói nato, uma personagem de múltiplos e insuspeitos recursos e até num fascinante sedutor, embora ponha a vida em risco várias vezes. Filme de espionagem que condensa numa espécie de anuário a temática do cinema de Hitchcock "Intriga Internacional" é o seu mais movimentado, mais espetacular, mais divertido e mais irresistível filme de sempre. Cary Grant foi pela quarta e última vez o protagonista de um filme de Hitchcock, ao lado de uma nova, loura e bela atriz de confirmado talento, Eva Marie-Saint. Obra de cenas célebres e inesquecíveis como as do leilão, da condução alucinante de Grant ébrio, do avião no descampado, da casa de Rapid City e da soberba luta sobre as gigantescas cabeças dos presidentes no Monte Rushmore, "Intriga Internacional" não é só um triunfo do talento de Hitchcock mas também uma das suas mais arrojadas apostas num tipo de cinema onde subvertendo a lógica e a verosimilhança do argumento em favor da ação e do suspense se antecipava claramente ao seu tempo.