Programas tv

O Gavião dos Mares

O Gavião dos Mares

Géneros

  • Filmes - Aventura

Informação Adicional

Um deslumbrante triunfo da grandeza romanesca e inventiva da era dourada de Hollywood

Nos finais do século XVI o ambicioso e poderoso rei Filipe II de Espanha, desejoso de conquistar a Inglaterra e a Europa, ordena aos seus conselheiros militares que produzam planos nesse sentido. De forma a ganhar tempo envia Don José Alvarez de Cordoba, como seu embaixador, à corte inglesa com a missão de acalmar e iludir a rainha Isabel I. O galeão de D. José é atacado e afundado pelo corsário Geoffrey Thorpe, que se oferece para escoltar o fidalgo espanhol e a sua bela filha, D. Maria, até à corte inglesa. Thorpe, o mais conhecido corsário inglês, goza dos favores e da simpatia pessoal da rainha, embora seja por ela publicamente criticado. D. José monta uma armadilha a Thorpe enquanto D. Maria, que se apaixonou por ele, o tenta avisar do perigo de uma invasão espanhola. Porém, Thorpe consegue fugir e convencer Isabel I da imperiosa necessidade de criar uma armada para enfrentar os espanhóis.
Em 1940, Jack Warner gastou a principesca quantia de 1.7 milhões de dólares para produzir um dos mais deslumbrantes filmes de aventuras do cinema: "O Gavião dos Mares". Evocando o conflito entre a Espanha dos Filipes e a Inglaterra isabelina, nos finais do século XVI, "O Gavião dos Mares" é, acima de tudo, um deslumbrante triunfo da grandeza romanesca e inventiva da Era Dourada de Hollywood, que se centra nas aventuras de um galante e heróico pirata, inspirado nos feitos do celebérrimo Sir Francis Drake. Michel Curtiz assinou um novo e estrondoso êxito com Errol Flynn que voltou a confirmar o sua inimitável dimensão de fabuloso herói romântico, num filme onde foi levado aos limites das suas possibilidades físicas apesar das históricas discussões e dos violentos confrontos entre realizador e vedeta. Um dos mais portentosos filmes de piratas da História do Cinema que, em 1940, serviu ainda o propósito de galvanizar a Inglaterra para continuar a resistir à ameaça nazi, cujas sequências das batalhas navais e duelos à espada ainda hoje impressionam pela sua fabulosa conceção e construção visual.

Ficha Técnica

Título Original
The Sea Hawk
Intérpretes
Errol Flynn(Thorpe),Brenda Marshall(Maria), Claude Rains(Don José), Flora Robson(Isabel I), Donald Crisp, Henry Daniell, Alan Hale, Una O¿Connor
Realização
Michael Curtiz
Autoria
Howard Koch e Seton I. Miller
Música
Erich Wolfgang Korngold
Ano
1940
Duração
122 minutos