Um acelerado, divertido, intrigante e comovente filme do cineasta Wolfgang Becker
Filme de Wolfgang Becker, com música de Yann Tiersen ("O Fabuloso Destino de Amélie Poulain"), que relata um capítulo marcante da história alemã e europeia, a queda do muro de Berlim, as mudanças políticas, sociais e culturais que desencadeou e a forma como afetou as pessoas que acreditavam no mundo socialista.
Outono de 1989. Pouco antes da queda do Muro de Berlim, a Sra. Kerner (Katrin Sab), uma comunista convicta, tem um ataque cardíaco e entra em coma. O triunfo do regime capitalista acontece enquanto está inconsciente. Quando finalmente acorda, no Verão de 1990, a Alemanha Oriental deixou de existir e Berlim está totalmente transformada. O seu filho Alex (Daniel Bruhl), temendo que a excitação causada pelas drásticas mudanças lhe possa prejudicar a saúde, decide esconder-lhe os acontecimentos e não lhe contar que o Muro caiu.
Determinado e protegê-la reencena para a mãe, acamada nos confins do quarto, o mundo da antiga RDA, enchendo a casa de produtos e objetos que se tornam cada vez mais raros e difíceis de conseguir e evita que veja os novos anúncios publicitários (o que seria se visse um cartaz da Coca-Cola!).
Mas quando a Sra. Kerner melhora e quer ver televisão, Alex precisa contar com a ajuda de um amigo para produzir programas de televisão que deixaram de existir. Mas o que fará à medida que se tornar cada vez mais difícil manter o disfarce?
Filme vencedor do Prémio Anjo Azul para Melhor Filme Europeu no Festival de Berlim.