Mitos Eternos

Os mitos de ontem e hoje numa série documental de luxo.
A Videofono deslocou uma equipa à Grécia que se fez acompanhar pelo historiador José Hermano Saraiva e durante quatro semanas percorreu os mais célebres cenários da mitologia antiga, e produziu uma série composta por nove programas, que abarcam alguns episódios mitológicos mais famosos na cultura antiga.
No primeiro programa, desenvolvido no Museu de Corinto e no Monte Parnaso, acentua-se a ideia de que os mitos são susceptíveis de múltiplas leituras, encontrando-se para todos eles sentido actual.
O segundo programa, sobre os "Mistérios de Eleusis", teve lugar nas ruínas do Santuário , onde os gregos prestavam culto ás origens da vida.
Na Acrópole de Atenas, decorreu o terceiro programa que tem por título "A Cabeça da Medusa," e revela-se o significado dos mitos que envolvem a Atena, divindade a que os romanos chamavam Minerva.
O quarto programa, "Crime e Castigo", é gravado junto da lendária prisão de Sócrates, e recorda a eterna luta contra o despotismo dos deuses.
"Na Pista de Herakles", gravado nas montanhas do Perlaponeso, apresenta-se uma nova interpretação dos trabalhos de Hércules, símbolo dos pobres de espírito ao serviço de anónimos patrões.
A seguir, nas evocadoras paisagens debruçadas sobre o mar Egeu, são recontadas algumas histórias de amor como as de Dafnis, Cloé, Eros, Orfeu e Eurídice em "Eternas Formas de Amar".
"O Drama do príncipe Orestes" é revivido no teatro de Dionísios, o mesmo lugar onde há vinte e cinco séculos foi representada a peça com esse título. O telespectador é chamado a pronunciar-se para ditar a sentença sobre essa estranha contradição , entre o sentimento e o estado.
"A Humanidade dos Heróis", dá novas perspectivas sobre a história de Teseu, o herói Ateniense, grande e frágil.
O último programa, "Èdipo, rei Contra o Destino", tem lugar nas ruínas deOlímpia, e leva o telespectador até à Cruz dos Três Caminhos, ondde segundo uma tradição milenária , Édipo assassinou o seu próprio pai. È mais um episódio das lutas dos homens contra a força do destino.
No seu conjunto, estes programas trazem à actualidade histórias simbólicas, que fazem parte da cultura Universal, e são apresentadas de harmonia com as mais recentes interpretações da Antropologia Científica.
Ficha Técnica
- Título Original
- Mitos Eternos
- Realização
- Paulo Saraiva
- Produção
- Diogo de Almeida, José António Crespo
- Autoria
- Prof. José Hermano Saraiva