Cinema Paraíso

Filme do cineasta italiano Giuseppe Tornatore, um marco da história do cinema e um dos filmes italianos mais conhecidos e amados
Roma, 1980. O famoso cineasta Salvatore Di Vitta recebe um telefonema da mãe que lhe comunica a morte do seu velho amigo Alfredo. Salvatore, ou Totó como era conhecido em criança, regressa à sua aldeia natal na Sicília onde é invadido por recordações da infância, de um tempo em que vivia fascinado pela cabina mágica de Alfredo, o mal-humorado projecionista do cinema da vila: o Cinema Paraíso. Alfredo, que o deixava ver todos os filmes, ocupava de certa forma o papel do pai, desaparecido durante a Segunda Guerra Mundial, e acabou por contribuir para a sua carreira como cineasta.
Filme da vida para toda uma geração e grande sucesso da época, Cinema Paraíso suscitou nos espectadores do mundo inteiro um sentimento especial de ternura e saudade, por um tempo que já não existe, por um passado feito de fotogramas de cinema. Conciliando a tradição do cinema popular transbordante de generosidade e referências cinematográficas, Cinema Paraíso tornou-se ao longo dos anos, entre risos e lágrimas, um marco da história do cinema e um dos filmes italianos mais conhecidos e amados.
Filme vencedor de inúmeros prémios, entre eles o Óscar e o Globo de Ouro de Melhor Filme Estrangeiro, o Grande Prémio do Júri do Festival de Cannes, e o prémio BAFTA para Melhor Ator, Melhor Ator Secundário, Melhor Filme Estrangeiro, Melhor Música e Melhor Argumento Original.
Ficha Técnica
- Título Original
- Nuovo Cinema Paradiso
- Intérpretes
- Philippe Noiret, Salvatore Cascio, Jacques Perrin, Antonella Attili, Pupella Maggio
- Realização
- Giuseppe Tornatore
- Produção
- Les Films Ariane (Franco Cristaldi, Giovanna Romagnoli)
- Autoria
- Giuseppe Tornatore
- Música
- Ennio Morricone, Andrea Morricone
- Ano
- 1988
- Duração
- 120 minutos