O que parecia ser uma trégua na relação de Mariana com Matilde, revelou-se ser sol de pouca dura? A discussão entre mãe e filha continua: Mariana acusa Matilde de ser inconsequente e caprichosa. Francisca tenta intervir, defendendo a irmã.
Inês e Zé Maria chegam a casa, e para maior das surpresas encontram Luís, que se preparava para jantar com João Felipe. Instala-se um clima de constrangimento entre os dois cavalheiros. Durante o jantar, a conversa gira à volta das características de gestão das empresas dos dois ramos de actividades em que se ocupam Zé Maria e Luís ? um pretexto para os dois aferirem músculos. Entretanto, chega Vasco bem disposto. Inês sente-se um pouco desconfortável com a situação: afinal, tem ali os seus homens todos reunidos? Vasco traz mais notícias sobre a passagem de José de Castro por Inglaterra.
Na Garça, Helena e Beatriz continuam a sua conversa: o tema volta a ser ?Leonor?? as duas continuam a sentir ciúmes da defunta? Helena insiste que Jorge foi amante dela; mas Beatriz contrapõe, afirmando convictamente que foi José quem viveu um romance com essa mulher.
Matilde está mais uma vez triste e desiludida com a reacção exagerada da mãe, e desabafa com a irmã esta sua angústia. Francisca justifica o conflito permanente entre a mãe e a irmã, alegando que são ambas muito parecidas, por isso chocam tanto.
Mais tarde, a família está toda reunida: toda excepto Matilde, que está recolhida no quarto. Alberto e Francisca chamam Mariana à atenção, e dizem-lhe que foi um pouco exagerada e dura de mais com Matilde?