A "Quinta da Garça" propriedade da família Faria de Castro é um palco trágico e carrega uma lenda de amores infelizes...
A história da telenovela centra-se na Quinta da Garça, propriedade da família Faria de Castro.
Mergulhada em pleno Minho, a Quinta da Garça tem sido ao longo dos tempos um palco trágico, carregando uma lenda de amores infelizes. Diz-se que lá terá vivido breves meses Inês de Castro (a dita de "Colo de Garça", que logo apelidou a Quinta) de passagem para o seu destino português. E lá também terá pernoitado Beatriz de Castro, a sempre noiva que se tornou lenda mais a Sul, no Alentejo.
Hoje, a Quinta é uma terra muito cobiçada. Nela se pretende construir um autódromo e toda uma série de infra-estruturas hoteleiras. Tal hipótese gera discórdias no seio da família Faria de Castro.
Outrora viveram na Quinta Da Garça, José e Madalena Faria de Castro e as suas duas filhas: Inês e Mariana.
Quando Madalena adoeceu com Lúpus, a sua irmã Beatriz mudou-se de armas e bagagens para a Quinta, onde vive até hoje. Inês e Mariana despontavam então para a adolescência e por isso foram criadas pela tia e pelo pai.
José Faria de Castro dirigia a fábrica têxtil que pertencera à família da mulher. Após o 11 de Março de 1975, na sequência da descapitalização da fábrica pelos dois outros sócios, o pai de Inês e Mariana viu-se obrigado a sair do país. Nessa altura deixou apenas uma carta à cunhada Beatriz dizendo-lhe que ia tentar ´encontrar a luz num país distante´ e confiando-lhe a gestão da Quinta da Garça e a educação de Inês, a filha mais nova, que então estudava medicina. Ninguém mais soube dele e o seu paradeiro é desconhecido há 24 anos.
Hoje, a possibilidade de venda da Quinta da Garça lança a discussão entre Inês e Mariana e torna necessária a procura do paradeiro do pai.
Inês nem quer ouvir falar da venda da Quinta. Mariana não quer outra coisa... deseja proceder às partilhas e começa a receber adiantamentos pela preferência dada a determinados interessados que o negócio se irá fazer pela certa, garante.
No entanto, nem tudo correrá como Mariana previra. A tia Beatriz vai dificultar-lhe a vida pois também ela se opõe à ideia e Inês acaba por descobrir a chave fundamental para fechar de vez a desavença...