Na sala de Inês, todos esperam ansiosos o que Vasco tem para contar? Ele diz que José de Castro foi de facto o proprietário de uma casa em Espanha, mas que a vendeu depois, quando começaram os problemas na fábrica. Vasco acrescenta ainda que as únicas pessoas que sabiam da existência dessa casa foram os pais dele. Quanto ao caso do cavalo ?Garza Real?, este teve três proprietários: o primeiro foi José de Castro, depois passou para um inglês, e mais recentemente pertencia a um espanhol? O mais engraçado é que o primeiro e o último proprietário ? o pai de Inês e o senhor espanhol ? tinham o mesmo apelido: Castro? Inês conclui que afinal tudo não passou de uma coincidência? Mas Vasco ainda não terminou: o Dom Castro espanhol disse-lhe que tinha maneira de chegar ao português, ou seja, ao pai de Inês, porque tinham amigos comuns.
Na Garça, Helena e Beatriz crêem cada vez mais nas suas desconfianças: Helena acha que Jorge teve um caso com Leonor, e Beatriz pensa que foi com o cunhado que Leonor se envolveu?
Inês, já a sós com Zé Maria, mostra algum desalento, mas também uma inesperada tranquilidade. O engenheiro está surpreendido com esta reacção, pois ainda no dia anterior Inês estava uma pilha de nervos, ansiosa por notícias? A médica explica muito espontaneamente que a inquietava mais a ausência de Vasco? tanto tempo sem dar notícias, diz disfarçando? De repente, Zé Maria sai-se com um pedido completamente inesperado: pergunta a Inês se aceita casar com ele? Ela olha para ele admirada, e ri-se para disfarçar a surpresa e o desconforto? Ele diz que não se sente parte da vida dela, que há muitas coisas que ela não lhe conta? Inês querendo remediar o óbvio, diz que apenas quer poupá-lo de algumas chatices. Zé Maria fica desanimado?