Na cozinha, Dádá evoca a memória do seu falecido marido? relembra que ele era um homem recto, com princípios? compara-o a José de Castro.
João Felipe escandalizado, conta à mãe a saída intempestiva de Matilde, na conferência. Os dois comentam o caso de Vicente? acham horrível que ele tenha feito uma coisa daquelas, sobretudo sendo amigo da família. João Felipe diz que os tios não querem que a história se espalhe? Inês compreende, pois tudo isso deve estar a ser muito traumático para Matilde.
Na Garça, Beatriz recebe os seus amigos Helena, Jorge e padre Gabriel. Beatriz em cumplicidade com Helena, provoca Jorge assuntando sobre Leonor? Insinua que ela se fazia passar por interessante, era algo teatral? Jorge muda rapidamente de assunto, mas Beatriz promete voltar à carga?
João Felipe encontra Jaime numa esplanada da Foz. Jaime faz comentários sobre Matilde? Concorda com João Felipe, quando este diz que ela é de perder a cabeça? mas não ao estalo!? Acha-a muito gira?
Matilde anuncia aos pais que foi admitida na escola ?Proprio Design de Milão?. Mariana com uma atitude diferente do que é habitual com Matilde, dá-lhe os parabéns, e fica realmente contente. Alberto felicita-a: não esperava outra coisa? Mariana já entusiasmada, começa a pensar nos preparativos para a viagem, e levanta-se excitada e nervosa. Matilde comovida, quase a chorar, dá um beijo aos pais, e agradece o apoio que lhe deram na história horrível com Vicente. Mariana fica surpreendida com a sensibilidade da filha, e acaba por abraçá-la.
Na Garça, já estão os quatro a jogar. Beatriz volta à carga com o assunto de Leonor? Jorge e Gabriel olham-se entre si, enquanto as senhoras se riem? Mais uma vez, eles evitam entrar no tema, mudando de conversa.