Ainda no atelier, Zé Maria mostra a primeira encomenda feita aos pratos de Helena? vai ara a Figueira da Foz. Ela fica radiante, comovida mesmo: nunca pensou que os seus pratos fossem parar tão longe!? Helena e Zé Maria falam de Inês? de Mariana? Entretanto, chega padre Gabriel num grande alarido, cheio de cumprimentos e simpatias. Zé Maria despede-se , mas antes diz que espera a visita do padre à sua fábrica? tem lá muitos computadores? Gabriel logo se entusiasma?
Mariana encontra Lála, no bar do Clube. Desta vez, dirige-se a ela sem as manifestações habituais. Lála queixa-se que a amiga não lhe tem ligado nenhuma? Mariana conta-lhe que Alberto bateu em Vicente, e Lála recorda emocionada o Alberto dos bons e velhos tempos? A lojista quer saber mais pormenores, mas Mariana diz que o marido está à sua espera para jogarem uma partida de golfe.
Alberto e Mariana estão no green. Enquanto jogam vão conversando: os dois relembram os velhos tempos, como Mariana o seduziu com o pretexto de não saber jogar golfe? Ela deixa o marido lisonjeado, quando lhe diz que casou com ele porque o achava uma ?brasa?. Alberto sedutor, elogia Mariana: o seu carácter forte, a sua presença dominante? Os dois apuram porque motivo estão juntos.
Na Fundação, Beatriz convida Alvarinho para jantar na Garça? Já na Quinta, os dois conversam? Alvarinho diz que as coisas na revista vão melhor, para Paulo: a nova Directora parece ser mais justa, tendo mesmo elogiado o trabalho de Paulo.
Em casa de Inês, Zé Maria conta à médica que esteve no atelier dos Correia Lima. Os dois comentam como eles formam um casal simpático. Inês conta que o tio Jorge, o padre Gabriel e o pai dela eram inseparáveis? têm histórias fantásticas?