Mariana depois de um dia de shopping, chega a casa com presentes para todos¿Uma camisola para a Dádá, muita roupa para a Francisca¿A Matide é que não teve direito a nada. Furiosa, acaba por sair da sala intempestivamente. Francisca, incomodada pela situação, acaba por censurar a mãe por não ter comprado nada para a irmã.
Padre Gabriel, eufórico, vai até à Quinta dar a notícia que ganhou num concurso da internet um Pentium da 2ª Geração¿Mais tarde , na tasca de S.Torcato, festeja o acontecimento, oferecendo uma rodada a todos os presentes. Entre um copo e outro, Padre Gabriel vai agradecendo a Deus a sua vitória porque "sem uma ajudinha do Santo Pai, nada teria sido possível¿Ele não dorme!"
Em casa de Inês, Pépe desabafa com João Filipe a crise que o casamento dos pais está a atravessar¿A separação dos pais e a indeferença com que andam para com ele e a irmã está a ser muito dura.
Matilde, na ourivesaria do Sr. Raúl, escolhe uns brincos de ouro para Alberto lhe oferecer em jeito de compensação da indiferença de Mariana¿Ao jantar, desafiadora, provoca a mãe e a irmã com os brincos novos.
Dantas liga para Mariana e, no meio de conversa fútil, acaba por denunciar que Alberto estava no mesmo hotel no dia em que Mariana jantou com Eduardo Menezes¿
No hospital recebem mais um operário da construção civil que sofreu um acidente em consequência de desleixo e falta de protecção. Inês insurge-se contra o sistema irresponsável e os riscos desnecessários que estes operários correm.