Dantas entra na loja de Lála, e encontra-a com Alberto. Ele perscruta o ambiente com o seu olhar de falcão, mas não encontra nada de anormal. Dantas cumprimenta Alberto com as habituais mesuras excessivas¿ e Alberto como de costume, é super antipático com ele. Dantas repara nas flores, e acutilante começa com insinuações maldosas sobre Alberto¿ mas Lála deixa-o desarmado com as suas respostas.
Dádá conta a Matos que Mariana não sabe de nada da tal casa em Espanha. Matos nem quer acreditar¿ pois se até eles sabem! Mas depois cai em si, e fica atrapalhado com a hipótese de ter cometido uma inconfidência. Dádá conta que quase se descaía com Mariana, mas conseguiu disfarçar.
Mariana vai à Garça, lamentar-se com a tia por toda a gente ter escondido dela a ida a Espanha, para procurar o pai¿ diz que se trata de uma conspiração contra ela, só porque quer vender a Quinta. Beatriz tenta dar uma resposta conciliadora¿ Mariana eleva o tom da voz, e não percebe porque é sempre posta de parte. Beatriz pede desculpa e dá razão à sobrinha¿ Aproveita e conta-lhe que encontraram a escritura de uma casa em Espanha, em nome de José de Castro. Mariana levanta-se intempestiva quando ouve a notícia, e fica desconcertada por mais uma vez, ter sido a última a saber¿ Beatriz tenta desculpar-se, dizendo que se esqueceu completamente¿ Mas Mariana está muito magoada¿ Mil histórias passadas parecidas com esta, correm velozmente pela sua cabeça¿ Mariana chora enquanto vai relembrando todas as vezes que se sentiu esquecida, ou colocada à margem. Beatriz pacientemente, tenta desdramatizar. Mariana continua sem aceitar as desculpas da tia e sai intempestiva, deixando Beatriz consternada. Em S. Torcato, Mariana passa de carro desvairada, e quase atropela padre Gabriel e Juliano, que atravessam a rua.