Na Fundação, Alvarinho fica satisfeito por saber que Beatriz vai dar aulas de música¿ diz-lhe que isso é uma forma de ela ganhar vida novamente. Mas Beatriz melancólica interroga-se sobre que vida tem ela ainda para recuperar¿ chegam-lhe as memórias para viver¿
Na Ourivesaria, Olivério e o seu empregado Ramiro, recebem nova ordem do Tribunal: tem de lá voltar, para prestar depoimento.
Mariana encontra-se com Ricardo Sampaio, no bar do Clube. O advogado enche Mariana de galanteios, o que a deixa perturbada. Ricardo diz que já falou com Vasco, que lhe forneceu todos os elementos que tinha. Mariana quer avançar com a declaração de morte presumida, sem prejuízo das buscas em Espanha. Ricardo conta-lhe que já falou com os seus amigos espanhóis, um deles é sobrinho de um grande criador de cavalos, para tentarem encontrar o dono do tal "Garza Real".
No escritório de Vasco, Rosalina diz-lhe que a carta que enviaram para a morada da casa que José de Castro comprou foi devolvida, mencionando "desconhecido nesta morada". Vasco acha aquilo estranhíssimo, e diz que já são mistérios a mais: decidido, pede a Rosalina para lhe tratar de tudo para ele viajar para Espanha o quanto antes.
Helena e Jorge visitam Beatriz na Fundação. Helena conta-lhe que acabou de encontrar um antigo admirador seu, Gustavo Monteiro. Beatriz pergunta a Jorge e Helena se sabem alguma coisa da história de José com Leonor. Mas Jorge não adianta nada de novo, e diz que tudo não passou de uma grande amizade¿ Beatriz fica desconfiada .
No Hospital, Cristina e Clotilde riem da piada que Inês fez com Eduardo Menezes. Inês chega, mal disposta e não percebe as risadas¿ Entretanto chega Ana, que chama Clotilde para a ajudar com um paciente¿ a enfermeira resmunga, à sua boa e velha maneira.