Na Fábrica, Vicente vai novamente ter com Matilde, debaixo dos habituais olhares e cochichos do outro pessoal do atelier¿ o patrão pede-lhe para ela criar um novo padrão, desta vez para uns clientes suecos¿ Matilde mal cabe em si de contente e aceita o desafio.
Lála também recebe a visita de Mariana, em sua casa¿ A amiga repara nas flores que Alberto trouxe e pergunta-lhe se há algum admirador¿ Lála fica em sobressalto, mas responde com um ar sereno que foi a nova empregada da loja que lhas trouxe.
No Hospital, dá entrada nas Urgências um miúdo em péssimo estado, com uma overdose, cheio de convulsões e em risco de vida¿ Trata-se de Cortês, o sobrinho da enfermeira Clotilde¿ Inês reconhece-o, observa-o e tenta reanimá-lo¿ e pede a uma enfermeira para avisar Clotilde¿ Esta fica aflita ao ver o estado em que o sobrinho se encontra, e chora convulsivamente.
Na praia, João Filipe, Carolina e Arturinho saem da água com as pranchas debaixo do braço, cansados mas bem dispostos¿ João desabafa com Carolina, e ela ouve-o¿
Na Garça, Matos entra na cozinha radiante com a notícia da encomenda dos chineses¿ Sem esquecer o assunto, torna a falar a Benvinda na galeria que descobriu na mina¿ diz que ambas as coisas vão ser boas para a Garça!
Inês chega a casa e encontra João Filipe bem disposto¿ Conta-lhe do sucedido com Cortês¿ João fica com pena do rapaz e vai a correr telefonar a Arturinho, para lhe contar o que aconteceu.
Na Garça, Matos alegre e excitado, comenta com Beatriz a galeria que descobriu na mina¿ Ela acha aquilo cada vez mais estranho, sobretudo o facto de não haver qualquer referência sobre a mina, no livro de histórias e lendas da Garça.