Num fim de tarde solarengo, Francisca encontra-se com Alexandre em frente à Biblioteca de Guimarães e dá-lhe duas boas notícias... que a Tia Beatriz está muito interessada em ver o trabalho dele sobre as Garças... e que a frequência de Estatística lhe correu muito bem. João Filipe vai até à obra que o pai dirige... e fica a observá-lo à distância. Hesita em ir ao seu encontro... quando se decide a avançar, vê o pai a descompor um operário e desiste.
Na loja, Lálá tenta contactar Alberto no escritório e através do telemóvel... mas não consegue resultados. Descontrolada e ansiosa, insiste e torna a ligar para o escritório deixando um recado urgente.
No Hospital, Inês observa os ferimentos da Sr.ª Adelina e vai falar com Alda. Inês irritada não compreende porque é que elas ainda não apresentaram queixa contra o marido/pai... bastante revoltada Inês incita Alda a fazê-lo.
João Filipe visita Vasco no seu escritório, e aproveita para desabafar com ele sobre o caos em que está a sua vida... a mãe que não tem paciência para ele... o pai que tem namorada nova e não lhe liga nenhuma... Vasco percebe que o rapaz precisa de apoio e orientação.
Alberto fala ao telefone com Fátima e tenta marcar um encontro... mas ela parece relutante. Imperativo na sua decisão, Alberto diz que a vai "raptar" amanhã e não aceita um não como resposta... desliga. O telemóvel toca... agora é Lálá a cobrar-lhe um encontro... Exausto, Alberto tenta despachá-la e combina encontrar-se com ela no Sábado.
Jorge e Helena visitam Beatriz na Fundação, e tentam levá-la para jantar com eles... Helena insiste em animar Beatriz, mas esta mostra-se cansada. Helena fala a Beatriz, com entusiasmo, da sua nova ocupação no Centro de Dia, do empenhamento dos idosos. Quando estão sozinhas, Helena aproveita para sondar Beatriz sobre o almoço com Segismundo, "o visconde mais persistente que se conhece"... Beatriz tenta esquivar-se, dizendo que Segismundo é um conquistador...