No Hospital a confusão continua estabelecida...Os médicos andam num alvoroço. Só Inês se entusiasma com esta minoria étnica e com os seus inabaláveis costumes: com a noiva internada nem uma só pessoa da comunidade arredou pé do Hospital!
Jorge e Helena, acompanhados por Juliano, um dos idosos, visitam o Presidente da Junta de Freguesia para lhe dar conta dos preparativos do projecto. Apesar de conseguirem o apoio institucional que lhes faltava, ficam algo decepcionados com a atitude política do Presidente.
No escritório da fábrica de cerâmica de Zé Maria Bordalo, o encarregado Cesaltino dá-lhe conta de um empregado que, com um desgosto de amor, partiu toda a encomenda de potes de porcelana para a Escócia...Sem saber o que fazer Zé Maria chama Amílcar e, depois de ouvir a sua história, desculpa o devaneio.
Matos, perto da Fundação, vive uma verdadeira aventura com o carro e os lugares para estacionar: primeiro um "xico esperto" rouba-lhe o lugar mesmo nas suas barbas, depois entálam-lhe o carro de tal forma que ele não o consegue tirar...Já não há respeito!
A exposição está finalmente pronta. O jovem artísta Manuel Domingos* e um grupo de jornalistas visitam a Fundação, acompanhados por Alvarinho e Tia Beatriz. Manuel Domingos vai explicando os seus quadros à medida que avançam na exposição. Dantas chega à Fundação atrasadíssimo, mas nem por isso discreto. Quando vê o jovem pintor "ataca-o" fazendo-lhe perguntas tontas sobre o parentesco entre ele e um rol interminável de figuras socias, o que muito incomoda Alvarinho.
Quando Mariana passa pela loja da Lála para lhe contar as novidades de Club de Golf, já a amiga sabia de tudo...O omnipresente Dantas já se tinha encarregue de a informar.
Matilde e Rodrigo passeiam pelos campos verdes do Club de Golf... Entre galanteios e Indirectas acabam por se fitar com seriedade e colarem-se num beijo. Depois do primeiro beijo Rodrigo recua. Tem algo importante para dizer: vai para os Estados Unidos fazer um mestrado durante dois anos...Matilde, ainda que furiosa e despeitada, controla-se e reduz o problema a tal ponto que quase o desaponta...
Alberto, com a última aquisição na ourivesaria do Sr, Raúl na mão, entra numa suite de Hotel, desculpando-se pelo atraso. Um braço de senhora envolve-o...
No hospital Inês vai falar com a mãe da noiva, para lhe dar a notícia da alta da filha...Em jeito de agradecimento, a cigana lê-lhe asina: muita inveja e uma mulher que lhe tem ciúmes...E cinco homens na sua vida, um fartote!