Jorge e Helena Correia de Lima visitam a Quinta da Garça...Na companhia de Padre Gabriel e Tia Beatriz acabam por passar uma tarde em amena cavaqueira. Quando este casal conta ao Padre o projecto do cordão de segurança com reformados junto das passadeiras das escolas para evitar acidentes com as crianças, acabam por ganhar mais um aliado para a sua causa.
Inês, logo na 2ª-feira de manhã tem mais um insólito caso para tratar...Um velhote tarado por mulheres que se tenta suicidar cada vez que é recusado...Com a sua paciência acaba por conqustar o velhote e de o convencer que: "morrer de amores é diferente do que morrer por amor..."
Em casa de Mariana, Adélia serve o pequeno-almoço ao patrão. Está com má cara de chorar e só faz disparates. Alberto tenta indagar o que se passa, mas só consegue descobrir que acriada anda mal de amores.
Entretanto, no quarto ao lado, Teresa Sequeira dá as massagens a Mariana, enquanto vai desfiando um rol de fofoquices da alta sociedade nortenha...Até o Comendador Moretti, a quem Mariana liga para marcar uma reunião, ela conhece "intimamente".
Na Fundação Tia Beatriz e Alvarinho andam nos últimos preparativos para a inauguração da exposição: lista de convidados, catering, decoração do espaço, ...
Zé Paulo Dantas visita a loja da Lála e está excitadíssimo: anda a receber cartas anónimas! Pela sua conversa as cartas contêm informações explosivas, insinuando que estejam ligadas a Lála...Esta, preocupada, tenta saber mais alguma coisa sobre o conteúdo das misteriosas cartas, mas em vão!
Francisca e as amigas estão a fazer um trabalho de grupo sobre Inês de Castro. Apesar do entusiasmo colectivo, Francisca mostra-se preocupada com a disciplina de estatística. As amigas sugerem-lhe que ela peça ajuda a Pedro Carvalho que, para além de ser barra em estatística, é uma brasa...Avisam-na, no entanto, dos potenciais ciúmes de Alexandre dessas explicações.
Mariana, ao chegar ao escritório do Comendador Moretti, percebe que ele já lá não está...A culpa foi dela ao fazer uma terrível confusão com as horas.