Quinta da Garça. Beatriz, chiquíssima e pronta para a festa, passeia no jardim. O casal Matos vem chamá-la, pois já está tudo pronto para partirem para o Porto. O destino é a casa da sobrinha Mariana que vai dar uma festa para comemorar o seu aniversário.
Beatriz quer ainda passar pela Fundação, onde conversa com Alvarinho que anda entusiasmadíssimo a preparar a próxima exposição.
No Porto, em casa de Mariana, prosseguem os preparativos finais para a festa.
Mariana chama a filha Francisca ao seu quarto. Depois de lhe contar que propuseram a compra da Quinta da Garça e que isso gerou alguma discórdia entre ela e a irmã Inês, Mariana pede a Francisca que telefone a Inês para a convencer a vir à festa. Francisca assim faz e é bem sucedida.
Os convidados começam a chegar e com eles muitas prendas para a anfitriã Mariana. Entretanto, sem ter sido convidado, chega João Paulo Dantas, da revista Flash, com mais uma das suas histórias picantes e escandalosas.
No hospital, Inês trata a Srª Adelina, vítima pela 3ª vez das agressões do marido. Quando consegue escapar-se, Inês dirige-se à festa da irmã.
Quando chega, Mariana é toda sorrisos. Francisca fica feliz ao ver a tia, enquanto João Filipe se vem apenas despedir da mãe, alegando ter uns amigos à espera ¿
Vasco aproxima-se de Inês. Começam a conversar mas são interrompidos por Mariana. Esta conta a Vasco que o Norte vai ter um Autodrómo mesmo junto à Quinta da Garça. Inês que é contra a proposta da venda da Quinta, fica hirta, tenta disfarçar e com o ar mais natural que consegue, despede-se de Vasco e da tia Beatriz e sai. Mariana esboça um sorriso deliciado.