Programas tv

PRETO E BRANCO

PRETO E BRANCO

Géneros

  • Filmes

Informação Adicional

Um novo enquadramento da temática da guerra colonial portuguesa que leva genericamente ao absurdo as razões de todas as guerras, do racismo e da posse da terra

Um HOMEM BRANCO, 46 anos, que nunca conheceu a Metrópole, nascido e criado em Moçambique, sargento na unidade de tropas especiais do exército colonial português.
Um HOMEM NEGRO, 27 anos, que não conheceu África, criado em Lisboa, finalista de engenharia no Instituto Superior Técnico, entusiasta dos ideais de esquerda.
Os dois encontram-se em Moçambique, em plena guerra colonial, quando o HOMEM BRANCO, na conclusão de uma operação especial no mato captura o HOMEM NEGRO, acabado de chegar a África como voluntário para a luta dos movimentos de libertação.
Por acidente, perdem a comunicação com o transporte que deveria recolher o sargento e encetam uma longa caminhada em território controlado pelos guerrilheiros do movimento de libertação, até ao aquartelamento da tropa colonial mais próximo.
Durante a caminhada encontram o terceiro elemento do triângulo: uma ENFERMEIRA do exército português, graduada em alferes, justificadamente perdida na mata.
A inversão das características destas personagens reflecte-se sobre as situações de conflito e dá um novo enquadramento à temática da guerra colonial portuguesa, e leva genericamente ao absurdo as razões de todas as guerras, do racismo e da posse da terra.

Guião de JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA a partir de texto de MÁRIO DE CARVALHO

Ficha Técnica

Título Original
PRETO E BRANCO
Intérpretes
Cristina Homem de Mello, Luís Sarmento, Angelo Torres, Jorge Parente, Rui Filipe Torres, Gilberto Mendes, Sidónio Givandas, entre outros
Realização
José Carlos de Oliveira
Produção
JOSÉ CARLOS DE OLIVEIRA / RTP
Autoria
MÁRIO DE CARVALHO
Ano
1972
Duração
1h 50m minutos