Programas tv

DEMÓNIOS DAS PROFUNDEZAS

Imagem de DEMÓNIOS DAS PROFUNDEZAS

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Surgem dos abismos, há quem diga, à procura de presas humanas. Com ameaçadores tentáculos, aliados a uma inteligência invulgar. Afinal são apenas animais, mas os mais temidos e menos conhecidos animais marinhos... são as lulas gigantes

Homero relatou que foi um monstro com tentáculos que devorou os homens da "Odisseia". Melville escreveu sobre "uma enorme massa polposa com inúmeros tentáculos compridos, que se enrolam e retorcem como um ninho de anacondas". Já os marinheiros escandinavos chamavam "Kraken" ao monstro quase sobrenatural que conseguia arrastar homens e navios para as profundezas do mar.
São afinal descrições do mesmo animal marinho, que tem servido de inspiração para a literatura e povoa desde há séculos o imaginário dos homens do mar. É a lula gigante ou como muitos a chamam, o "diabo vermelho".
Um intrépido operador de câmara subaquático, Bob Cranston, desceu a profundidades perigosas para captar imagens inéditas destes animais intimidatórios, que atingem um comprimento de mais de metro e oitenta, com oito poderosos tentáculos e um bico afiado que rasga com facilidade o corpo humano.
Apesar das poucas informações disponíveis sobre este cefalópode, sabe-se que é um "mestre" do disfarce, conseguindo mudar rapidamente de cor. Os corpos pulsam a cores que variam entre o branco e o vermelho. Pensa-se que é assim que estabelecem comunicação entre si. A textura dos seus corpos permite-lhes ainda passar por quase
todas as fendas rochosas. Faculdades usadas para a sua defesa e captura das suas presas, estando entre elas ... outras lulas gigantes. Os "diabos vermelhos" são aquilo a que se convencionou chamar canibais, ou seja, comem animais da sua própria espécie.
Na caça os "diabos vermelhos" usam também a sua visão apurada, uma mais-valia que lhes permite avançar sobre uma presa quase na escuridão total. Os seus olhos chegam a ser do dobro do tamanho dos olhos de um ser humano.
Apesar de pouco estudadas, as lulas gigantes ou "humboldts", não são um animal assim tão raro como muitos pensam. Não existe nenhuma estimativa da sua população, mas sabe-se que este animal é relativamente abundante nas águas do Pacífico.
Não sobrevivendo em cativeiro, e difíceis de observar no seu estado selvagem, devido à velocidade a que se movem, as lulas gigantes foram mesmo assim objecto de um trabalho recente de um grupo de biólogos marinhos.
Cerca de mil destes animais foram marcados, para tentar perceber os seus hábitos de migração. As conclusões foram surpreendentes : descobriu-se assim que as lulas gigantes percorrem em poucas semanas milhares de quilómetros, desde a América do Sul até à costa norte americana.
Algumas respostas que não chegam para responder às ainda muitas dúvidas que os biólogos e a população em geral têm sobre estes animais. O enigma mantem-se, o que contribui para aumentar ainda mais a aura de fascínio destes assustadores animais das profundezas...

Ficha Técnica

Título Original
DEVILS OF THE DEEP
Duração
52M minutos