A Paixão dos Fortes

Uma das mais apaixonantes e inesquecíveis obras-primas de John Ford
Wyatt Earp e os seus três irmãos levam o gado do Texas para a Califórnia, onde esperam encontrar melhores pastagens. Perto da cidade de Tombstone cruzam-se com o velho Clanton, acompanhado pelos seus filhos, que manifesta o desejo de comprar o gado. Wyatt recusa a oferta e acampa ali perto.
Deixando James, o irmão mais novo, de guarda vão até à cidade onde Wyatt põe termo a uma zaragata no "saloon", sendo reconhecido como o lendário xérife de Dodge City. É-lhe oferecido o lugar de xérife mas Wyatt recusa. Ao chegar com os irmãos ao acampamento encontra James morto e descobre que o seu gado foi roubado. Regressa a Tombstone e aceita o cargo de xérife. Torna-se amigo do não menos lendário Doc Holliday e apaixona-se pela bela Clementine, enquanto tenta descobrir o assassino do seu irmão, que é um dos filhos de Clanton. Por fim Wyatt, os irmãos e Doc enfrentam os Clanton no O.K. Corral, que vencem com grandes custos pessoais.
Ao que consta "A Paixão dos Fortes" era mesmo o filme favorito de Ford. E mesmo que o não fosse, é uma das suas mais apaixonantes e inesquecíveis obras-primas. Rodado após a 2ª Guerra Mundial, no regresso de Ford a Hollywood, "A Paixão dos Fortes" gira em torno do celebérrimo episódio do duelo no O.K. Corral de que foram protagonistas duas das mais lendárias figuras do Oeste, Wyatt Earp e Doc Holliday. Ford chegou a conhecer o primeiro e há muito no filme de verídico ou pelo menos de real transformado em lenda, pelo mais mítico criador do Western. Filme nostálgico e de uma portentosa carga romântica, "A Paixão dos Fortes" é a expressão máxima do Western clássico, que recria de forma inteligente, sensível e heróica a ligação do Homem à terra e aos grandes espaços. Com Henry Fonda no protagonista, depois de Wayne o mais emblemático interprete de Ford, ao lado de Victor Mature, que nunca esteve tão bem, e de Linda Darnell, "A Paixão dos Fortes" não é só um dos mais belos Westerns de Ford e da História do Cinema, como um dos grandes momentos da mitologia do Western e por extensão do cinema americano.
Ficha Técnica
- Título Original
- My Darling Clementine
- Intérpretes
- Henry Fonda, Linda Darnell,Victor Mature,Walter Brennan
- Realização
- John Ford
- Produção
- Samuel G. Engel
- Autoria
- Samuel G.Engel e Winston Miller
- Música
- Cyril Mockridge
- Ano
- 1946
- Duração
- 98/PB minutos