Programas tv

TEMPOS MODERNOS

Imagem de TEMPOS MODERNOS

Géneros

  • Filmes - Comédia

Informação Adicional

Chaplin satiriza de forma admirável a mecanização do trabalho e por extensão a impiedosa exploração dos trabalhadores num filme que é ainda e sempre um achado de graça, charme e burlesco

Operário numa fábrica o simpático vagabundo é sujeito a todas as formas de exploração do trabalho e acaba por ir parar a uma clínica vítima da alucinação das automatizadas linhas de montagem. Sai da clínica e é acusado de simpatias revolucionárias que o levam à prisão. Aí, por mero acaso, consegue frustrar uma evasão e recebe tratamento espacial. De novo em liberdade tenta, sem êxito, manter-se empregado como vigilante nocturno num grande armazém ou empregado de mesa num café. Pelo caminho conhece uma bela rapariga orfã por quem se apaixona e na companhia de quem parte para um incerto futuro.

Charlie Chaplin depois de "Luzes da Cidade", e uns oito anos depois do aparecimento do Sonoro, volta a insistir na realização de um filme mudo. "Tempos Modernos" continua pois a ser uma comédia burlesca dos tempos do Mudo, apesar do som ambiente e da música. Curiosamente foi o primeiro filme de Chaplin onde se ouviu a sua voz, na cena da canção quando trabalhava como criado de mesa. Em "Tempos Modernos" Chaplin satiriza de forma admirável a mecanização do trabalho e por extensão a impiedosa exploração dos trabalhadores num filme que é ainda e sempre um achado de graça, charme e burlesco. A cena do operário a ser automaticamente alimentado enquanto continua a trabalhar na linha de montagem ainda hoje é uma das mais geniais combinações de comédia satírica e depoimento político. Uma das obras-primas da fabulosa carreira de Chaplin, onde mais uma vez renova a sua eterna personagem do vagabundo, aqui ao lado da bela Paulette Goddard, mas que curiosamente marca a sua adaptação aos tempos modernos do Sonoro, já que foi o seu último filme mudo.

Ficha Técnica

Título Original
MODERN TIMES
Intérpretes
Charlie Chaplin, Paulette Goddard, Henry Bergman,Tiny Sandford, Chester Conklin, Hank Mann, Louis Natheux, Stanley Blystone, Allan Garcia.
Realização
Charlie Chaplin
Produção
Charlie Chaplin
Autoria
Charlie Chaplin
Música
Charlie Chaplin
Ano
1936
Duração
84m (pb) minutos