Grandioso fresco histórico de forte carga romanesca, lendária e melodramática, premiado com cinco Oscares, que evoca a revolta de William Wallace, o celebrado patriota escocês, contra o domínio inglês no século XIII, de e com Mel Gibson
Nos finais do século XIII, a Escócia, devido a uma crise dinástica, é integrada na Inglaterra. O rei Eduardo I e os seus nobres, aproveitando as divisões da nobreza escocesa, humilham o país que dominam com mão de ferro. Uma das vítimas da injustiça inglesa é William Wallace, cuja noiva é executada pelos ingleses. Wallace, à cabeça de um exército de camponeses e patriotas, enfrenta os ingleses e empurra os seus exércitos até as fronteiras originais da Escócia. Vence a batalha de Stirling e toma a cidade de York na Inglaterra. Eduardo I envia a Princesa Isabelle de França, casada com o seu filho, para negociar com Wallace. Esta deixa-se seduzir pelo herói escocês, torna-se sua amante e espia junto dos ingleses. Devido às absurdas e ancestrais divisões da nobreza escocesa, Wallace, acaba por ser traído e vencido na batalha de Falkirk. Capturado pelos ingleses com a ajuda involuntária de Robert Bruce, o pretendente ao trono da Escócia, Wallace é torturado na praça pública e executado, recusando, heroicamente, a submeter-se aos ingleses. Bruce retoma o combate e, sob o signo de Wallace, vence os ingleses, assegurando a independência da Escócia durante muito tempo.
Mel Gibson escolheu para o seu segundo filme como realizador um tema histórico, uma epopeia heróica e uma envolvente história de amor que lhe valeu uma estrondosa vitória nos Oscares em 1995, tendo conquistado cinco prémios da Academia de Hollywood, incluindo os de Melhor Filme e Melhor Realização. Grandioso fresco histórico de forte carga romanesca, lendária e melodramática, "Braveheart, O Desafio do Guerreiro" é uma visão espectacular e grandiosa da revolta do mítico William Wallace, o celebrado patriota escocês, contra o domínio inglês no século XIII. Gibson, com um inesperado e hábil sentido do grande drama histórico, sobretudo nas impressionantes sequências de batalha, constrói um filme de uma fascinante carga emocional que é também uma fabulosa reconstituição de época e uma bela história de amor em tempo de guerra. Com Gibson no principal papel, magnificamente secundado por Sophie Marceau e Patrick McGoohan, "Braveheart, O Desafio do Guerreiro", marcou o regresso do grande melodrama histórico ao cinema.