NANOOK, O ESQUIMÓ

A vida do povo "inuit" nas terras geladas do Alasca
Nanook, o Esquimó é a obra seminal do filme documentário, pelo menos no sentido que lhe foi atribuído por John Grierson, ou seja, um filme que faz "o tratamento criativo da actualidade".
Realizado por Robert Flaherty, Nanook teve enorme sucesso quer junto do público, quer da crítica. Ainda hoje é exibido um pouco por todo o mundo. Dá conta da vida do povo "inuit" nas terras geladas do Alasca, a partir de uma personagem central, que é Nanook, o Esquimó. Considerado uma obra de referência da História do Cinema, o filme consagra um conjunto de princípios em função do qual viriam a estabelecer-se os elementos de identificação do Documentário.
A anteceder o filme entrevistas com Amir Labaki, director do Festival Internacional do Documentário do Rio de Janeiro e São Paulo "É Tudo Verdade", Brian Winston, um dos mais importantes historiadores contemporâneos do cinema documental, Lorencç Soler, cineasta e investigador dos media com uma vasta obra publicada e Nina Rosenblum, documentarista norte-americana.
Ficha Técnica
- Título Original
- NANOOK OF THE NORTH
- Realização
- Robert Flaherty
- Ano
- 1922
- Duração
- 52 m minutos