Programas tv

Jean Michel Basquiat - Um Jovem Brilhante

Jean Michel Basquiat - Um Jovem Brilhante

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A arte do grafitti vista por um jovem pintor de dezanove anos

Basquiat teria feito 40 anos a 22 de Dezembro, se não tivesse morrido aos 27 anos de overdose de heroína no auge de uma carreira meteórica que fez estremecer a cena artística nova iorquina.
A realizadora Tamra Davies filmou o pintor durante 3 anos no seu estúdio, fez com ele uma grande entrevista em 1986, dois anos antes de morrer. Esperou 20 anos até mostrar o documentário que construiu com esse material filmado e entrevistas com amigos, namoradas, colegas, galeristas e outros especialistas em arte.
O filme é uma ode ao pintor, um documento íntimo e bem narrado desde o momento em que deixou marcas como pintor de grafitis em Nova Iorque, aos 19 anos, até à rápida ascensão a estrela. Em pouco tempo, pouco mais de um ano, as pinturas de Basquiat ganham estatuto de obras-primas.
A entrevista, no documentário, permite um olhar importante sobre o pensamento e a personalidade de Basquiat. No seu conjunto, o filme, revela-o descontraído e entre amigos na sua melhor época.
O documentário é sobretudo uma bela visão de Nova Iorque no fim dos anos 70, altura em Basquiat chega à cidade. Foi namorado de Madonna, colaborou com Warhol? Em 1988 morre de overdose de heroína, num também rápido processo de decadência, diz-se que devido à difícil relação com a fama, o dinheiro e a pressão para pintar.

Ficha Técnica

Título Original
Jean Michel Basquiat - The Radiant Child
Realização
Tamra Davies