Programas tv

2001: Odisseia no Espaço

2001: Odisseia no Espaço

Géneros

  • Filmes - Ficção Científica

Informação Adicional

A obra-prima de mestre Kubrick, um incontornável marco na História do Cinema, é uma espantosa reflexão sobre a condição humana, num filme que é técnica, estética e artisticamente prodigioso

Uma estrutura imponente faz a ligação entre o passado e o futuro numa incrível fusão de música e movimento. Uma experiência que começa na pré-história da Humanidade e passa para uma nave que ruma ao infinito num drama envolvente da luta do homem contra a máquina.
No passado pré-histórico dos nossos antepassados, um grupo de macacos encontra um misterioso monólito e dele obtém conhecimentos que resultam na evolução do Homem. No espaço colonizado pelos humanos, no ano de 2001, a descoberta de um outro monólito numa Lua junto a Júpiter leva ao lançamento de uma expedição. Uma equipa de astronautas liderada pelo Dr. David Bowman (Keir Dullea) e pelo Dr. Frank Poole (Gary Lockwood) é enviada na nave Discovery, totalmente controlada pelo computador HAL 9000, para tentar descobrir mais detalhes sobre o misterioso objeto. Quando o supercomputador tem uma avaria e tenta assumir o controlo da nave, dá-se um confronto decisivo entre homem e máquina.
Obra-prima do cineasta norte-americano Stanley Kubrick, adaptação do romance de ficção científica do escritor Arthur C. Clarke. Referência no género da ficção científica, o filme venceu o Óscar para Melhores Efeitos Visuais.

Produzido entre 1965 e 1968, "2001-Odisseia no Espaço" é a obra-prima de mestre Kubrick e um incontornável marco na História do Cinema. Partindo de um conto de Ficção Científica de Arthur C. Clark, Kubrick, criou uma espantosa reflexão sobre a condição humana num filme que é técnica, estética e artisticamente prodigioso. Obra maior do cinema, "2001-Odisseia no Espaço" consagrou Kubrick como um dos maiores artistas criadores do século XX que soube, como ninguém, projectar o imaginário do seu tempo, quase sempre, noutro tempo. Neste caso, num futuro próximo que é hoje o nosso presente, e que Kubrick traçou com incrível precisão num filme de rigorosas antecipações. Mas o que continua a fascinar gerações é, sem dúvida, a dimensão épica da grande gesta do Homem à conquista do Cosmos, que Kubrick registou nesta obra com admirável virtuosismo visual e emocional. Tal como ele próprio sublinhou, em "2001" o mais importante não era a fabulosa tecnologia do futuro mas a sua interacção com o Homem que tinha de se manter a qualquer custo dominante. Afinal, Kubrick continuava nos confins do sistema solar a fazer filmes sobre a grandeza do ser humano na sua plenitude como indivíduo, o que faz de "2001" um filme eterno e universal.

Rever últimos episódios no RTP Play

Ficha Técnica

Título Original
2001: A Space Odyssey
Intérpretes
Keir Dullea, Gary Lockwood, William Sylvester, Daniel Richter, Douglas Rain, Leonard Rossiter, Margaret Tyzack, Robert Beatty, Sean Sullivan
Realização
Stanley Kubrick
Produção
Stanley Kubrick
Autoria
Stanley Kubrick e Arthur C. Clarke
Música
Richard e Johann Strauss, Ligeti e Khatchaturian
Ano
1968
Duração
139 minutos