
29 Mar 2025
Com o ambiente de Coimbra como pano de fundo, a primeira longa-metragem de Raquel Freire, com Ana Teresa Carvalhosa, Isabel Ruth, Paula Marques e Ricardo Aibéo e as participações de Paulo Rocha, Luís Miguel Cintra, Ivo Ferreira, Ana Brandão, Ana Moreira e Lúcia Sigalho
Filme de Raquel Freire sobre os rituais e praxes académicas dos estudantes universitários de Coimbra, um universo que a realizadora Raquel Freire conhece bem dos tempos de estudante. O rasganço, que dá nome ao filme, é a mais violenta e selvagem tradição coimbrã. No dia em que um estudante termina o curso, os amigos arrastam-no para o claustro da Universidade, rasgam-lhe o traje académico e roubam-lhe a capa, que o recém doutor tem de recuperar.
Coimbra, cidade complexa, gravita em torno dos estudantes universitários e dos seus rituais académicos. Um mundo fechado, dominado pela Associação Académica, pelas tradições seculares da praxe e pelos códigos de comportamento.
Um dia Edgar (Ricardo Aibéo) chega à cidade e ao mundo da faculdade. Um mundo a que não pertence e que lhe é vedado. Para se vingar, Edgar começa a seduzir e a conquistar várias mulheres enquanto organiza uma série de praxes violentas e se transforma num mutilador de jovens estudantes.