Uma família adopta um pequeno rato falante que se vai esforçar por conquistar o seu ¿irmão¿ humano e sobreviver ao gato da casa
Quando a família Little se desloca a um orfanato para adoptar uma criança, o seu pequeno filho George insiste na ideia de um irmão pequenino. A família adopta então Stuart, um minúsculo rato que pensa, fala, veste-se e comporta-se como um ser humano instruído e educado. Os Little ficam encantados com o seu novo pequeno, muito pequeno, ¿filho¿ adoptivo, mas George não acolhe Stuart de braços abertos e ¿Snowbell¿, o gato da família, fica em estado de choque com a perspectiva de ter um novo dono com 5 centímetros de altura, cauda e que, geralmente, serve de alimento aos gatos. Stuart vai ter de se esforçar muito para conquistar a amizade de George e coabitar com ¿Snowbell¿.
¿O Pequeno Stuart¿ foi um estrondoso sucesso que conquistou a plateia infantil e recebeu os favores dos adultos. Trata-se de uma notável adaptação ao cinema de um livro de E.B. White sobre uma simpática família americana que adopta um pequeno ratinho falante, instruído, educado e com um sofisticado guarda roupa que tem muito que penar para conquistar a amizade do filho dos seus pais adoptivos e a tolerância do gato. Rob Minkoff auxiliado por um prodigioso trabalho de efeitos visuais dá vida a esta deliciosa comédia familiar em tom de fábula encantada, onde um pequeno rato dá lições de vida, coragem e amor no meio das mais atribuladas aventuras. Uma irresistível diversão para todas as idades com Michael J. Fox a dar voz ao pequeno roedor e Nathan Lane ao gato, cujo elenco conta ainda com Geena Davis, Jenniffer Tilly e Jonathan Lipnicki.