SERGIO LEONE

A vida e obra do rei incontestável do "spaghetti-western"
Sergio Leone nasceu em Roma, em 1921. Filho do cineasta do cinema mudo, Vincenzo Leone e de uma actriz, Leone iniciou a sua carreira a dirigir filmes "épico/históricos", dentro uma das mais prolíferas tradições do cinema italiano das décadas de 50 e 60. Rodou "Os Últimos Dias de Pompeia" e "O Colosso de Rodes".
Mas, o sucesso chegaria mais tarde. Em 1964, dirigiu "Por um punhado de Dólares" um western, e entrou para a história. Neste filme e nos outros que se seguiram, Leone deu a forma definitiva a um género, o "spaghetti-western", que ultrapassou rapidamente as fronteiras da Itália e obteve distribuição mundial. Outros cineastas italianos seguiram o seu caminho , criando desde filmes medíocres até filmes razoáveis, mas Leone foi considerado o rei incontestável do "spaghetti", atingindo o seu ponto mais alto com o clássico "Era uma vez no Oeste".
Mas, foi com o filme "Era uma vez na América" ,um filme de "gangsters" de origem judaica passado em Nova Iorque, um projecto pretensioso e caro, que Leone acabou por conquistar o seu lugar na história do cinema.
Este documenário para além de nos falar da vida e obra deste cineasta, inclui depoimentos de algumas estrelas de Hollywood que com ele trabalharam, como Clint Eastwood e Claudia Cardinale.
Ficha Técnica
- Título Original
- SERGIO LEONE
- Realização
- Howard Hill
- Autoria
- Howard Hill