O DOSSIER KISSINGER

O lado negro de uma das figuras políticas mais famosas do século XX.
Na diplomacia norte-americana do século XX destaca-se um nome: Henry Kissinger.
Conselheiro de Segurança Nacional do Presidente Richard Nixon, e depois Secretário de Estado, Kissinger foi galardoado com o prémio Nobel da Paz em 1973 pelo seu papel nas negociações de Paz com o Vietname do Norte.
Henry Kissinger foi um político mediático, criador da técnica do vai-vém diplomático, professor de Harvard e ainda hoje frequenta habitualmente os estúdios das televisões norte-americanas.
É consultor privado de grandes companhias trans-nacionais. É um homem inteligente, culto, bem informado e eloquente - um intelectual do poderio norte-americano no planeta. Mas há manchas e controvérsias nesta imagem, e não são de agora.
Afinal Henry Kissinger foi responsável por bombardeamentos massivos ao Cambodja, com incontáveis baixas civis; orientou a política americana quando a Indonésia invadiu Timor-Leste; o papel dos americanos na descolonização de Angola não evitou uma guerra civil que se prolongou até agora.
E há o Chile: há muito que é denunciada a mão da CIA no golpe militar que derrubou e matou o presidente democraticamente eleito Salvador Allende.
Agora Kissinger é acusado de ter estado por trás do assassinato do Chefe do Exército Chileno, General René Schneider, que tinha apoiado os resultados eleitorais de 1970 - a vitória de Allende.
São alegações sérias que constam do livro "O Julgamento de Henry Kissinger" do cientista político americano Christopher Hitchens, e que são investigadas neste documentário da autoria de Wilfired Huismann com produção alemã.
Ficha Técnica
- Título Original
- O DOSSIER KISSINGER