Solo de Violino

Filme da cineasta franco-portuguesa Monique Rutler que recria o caso verídico da herdeira do "Diário de Notícias" que se apaixonou e fugiu com o motorista e acabou internada num hospício a mando do marido
Lisboa, 1918. Adelaide Coelho da Cunha (Fernanda Lapa), filha do fundador do "Diário de Notícias", é casada com Alfredo da Cunha (Victor Santos), diretor do jornal. Mulher culta e determinada envolve-se num caso amoroso com o motorista, com quem acaba por fugir abandonando a família. Um escândalo público que abala a sociedade lisboeta.
Perseguida pela família, e a mando do marido traído, Adelaide é compulsivamente internada como louca no Hospital Psiquiátrico Conde de Ferreira, no Porto, com os pareceres favoráveis de Egas Moniz e Júlio de Matos, ao mesmo tempo é declarada irresponsável e incapaz de administrar os seus bens. Uma amarga história de amor que evoca a coragem de uma mulher cuja ousadia a tornou vítima de vergonhosos conluios.
"Solo de Violino" é uma realização de Monique Rutler que em 1990 recriava no cinema o caso de Adelaide Coelho da Cunha, a herdeira do "Diário de Notícias" que em 1918 se apaixonou pelo seu motorista, com quem fugiu, dando ao marido o pretexto para a mandar internar num asilo de loucos ao mesmo tempo que conseguia que fosse declarada incapaz de administrar os seus bens. Uma amarga história de amor que permitiu a Rutler evocar Lisboa no limiar dos anos vinte e a coragem de uma mulher cuja ousadia a tornou na vítima de vergonhosas maquinações.
Destaque para as presenças de Fernanda Lapa e André Gago nos principais papeis.
Ficha Técnica
- Título Original
- Solo de Violino
- Intérpretes
- Fernanda Lapa, André Gago, Vitor Santos, José Eduardo, Júlia Correia, Alexandre Pinheiro.
- Realização
- Monique Rutler
- Produção
- Cinequanon e Raiz
- Autoria
- Monique Rutler, Gonçalves Preto e Cesário Borga
- Música
- Constança Capdeville
- Ano
- 1990
- Duração
- 97 minutos