Programas tv

DRÁCULA DE BRAM STOKER

DRÁCULA DE BRAM STOKER

Géneros

  • Filmes - Fantástico

Informação Adicional

Francis Ford Coppola adaptou ao cinema o celebérrimo romance de Bram Stoker num espantoso filme, misto de horror e fantasia, que deu ao mito de Drácula uma dimensão absolutamente deslumbrante.

Na Transilvânia em 1462 o conde Vlad, desnorteado pelo suicídio da mulher no meio dos combates contra o Império Otomano, renega a Igreja e transforma-se num vampiro, sedento de sangue e poderoso servidor das forças do Mal. Quatro séculos depois, em 1897, o conde recebe a visita de Jonathan Harker, funcionário de uma empresa imobiliária londrina, e descobre através de uma fotografia que a noiva de Jonathan, Mina Murray, podia ser a reencarnação da sua amada esposa. O conde entrega Jonathan aos seus maléficos servidores e parte para Londres. Começa por seduzir Lucy, a melhor amiga de Mina, que transforma num vampiro. Esta é eliminada pelo professor van Helsing, um especialista em vampirismo que um grupo de amigos de Lucy e Mina convocaram a Londres. Entretanto, Jonathan consegue fugir do castelo do conde, regressar a Londres e casar com Mina. Isto não a impede de se deixar seduzir pelo magnífico vampiro que no fim acabará por destruir, apesar do seu grande e sincero amor.

Em 1992 Francis Ford Coppola adaptou ao cinema o celebérrimo romance de Bram Stoker "Drácula" que desde os tempos do cinema mudo tem sido motivo de inúmeras versões cinematográficas. Mas nunca antes com a sumptuosidade, a fidelidade e a delirante dimensão romântica desta fabulosa realização de Coppola. Fiel adaptação do romance de Stoker o "Drácula" de Coppola é uma espécie de longo poema gótico, misto de horror e maravilhoso, construído com notável inventiva visual que o transforma igualmente num delirante espectáculo cinematográfico. Coppola segue a par e passo o romance e descreve a história do vampiro da Transilvânia entre o século XV, quando perdeu o amor da sua vida e se tornou num poderoso agente do Mal, e os finais do século XIX, ao redescobrir a mulher perdida, mas nunca esquecida, na pessoa de uma doce e encantadora jovem inglesa que seduz e por quem se deixa seduzir até às últimas consequências. Coppola reflecte de forma inteligente e inesperada sobre as relações entre o sexo e a morte e entre o amor e a redenção, num filme que, como nenhum outro, foi capaz de captar toda a essência de um dos mais sólidos mitos da literatura e do cinema. Um filme a vários títulos admirável, com Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins e Keanu Reeves nos principais papeis.

Ficha Técnica

Título Original
BRAM STOKER´S DRACULA
Intérpretes
Gary Oldman, Winona Ryder, Anthony Hopkins, Keanu Reeves, Richard E. Grant, Cary Elwes, Bill Campbell, Tom Waits, Sadie Frost.
Realização
Francis Ford Coppola
Produção
Francis Ford Coppola, Fred Fuchs e Charles Mulvehill
Autoria
Bram Stoker / James V. Hart
Música
Wojciech Kilar
Ano
1992
Duração
123m (cor) minutos