A Idade da Inocência

Scorsese assina uma espantosa adaptação ao cinema do prestigiado romance de Edith Wharton, sobre a sofisticada e elitista alta sociedade nova-iorquina de 1870 - com Daniel Day-Lewis, Michelle Pfeiffer e Winona Ryder.
Por volta de 1870 em Nova Iorque, a bela condessa Olenska, recém-chegada da Europa, pretende divorciar-se e recorre aos serviços do advogado Newland Archer. Este, um membro da melhor sociedade nova-iorquina, está noivo de May Welland, uma jovem de boas famílias que é prima da condessa. A condessa torna-se socialmente incómoda, devido ao facto de ter casado fora do seu círculo, de ter vivido na Europa e, apesar das razões que lhe assistem, de pretender divorciar-se. Todavia, a sua sensualidade, charme e espírito liberal cativam as atenções de Archer, que se apaixona por ela. Mas esta relação não tem meios para progredir no seio da fechada e elitista alta sociedade, que cerra fileiras para evitar que a condessa possa destruir o casamento de Archer e May.
Em 1993, Martin Scorsese surpreendia os seus incondicionais admiradores com um filme que, aparentemente, faria mais sentido nas mãos de Visconti que nas do celebrado realizador de "Taxi Driver". E, no entanto, Scorsese assinou uma espantosa adaptação ao cinema do prestigiado romance de Edith Wharton, que evoca a sofisticada e elitista alta sociedade nova-iorquina por volta de 1870. Scorsese filma com fascinante elegância, sofisticação e sensibilidade esta história de um amor frustrado e frustrante entre um jovem advogado e uma bela condessa que tinham tudo para ser felizes, exceto a aprovação do círculo social em que viviam. Scorsese constrói uma admirável evocação da sua cidade emblemática, no outro extremo da tradicional atmosfera dos seus filmes. Em "A Idade da Inocência" imperam as sedas, os veludos, os faqueiros, as porcelanas, os códigos de comportamento e um sem número de regras de etiqueta que nunca se devem quebrar. Imperam os jogos de sedução e desejo apenas insinuados, um envolvente e dominador cinismo nunca combatido, e um sentido de classe e de interesse sempre defendido com subtil violência e determinação.Scorsese filma tudo isto com genuíno magnetismo visual, numa sumptuosa reconstituição de época cujo guarda-roupa foi premiado com um Óscar da Academia de Hollywood, e servido por um fabuloso elenco, dominado pelas presenças de Daniel Day-Lewis, Michelle Pfeiffer e Winona Ryder.
Ficha Técnica
- Título Original
- The Age Of Innocence
- Intérpretes
- Daniel Day-Lewis, Michelle Pfeiffer, Winona Ryder, Alexis Smith, Geraldine Chaplin, Mary Beth Hurt, Alec McCowen, Richard E. Grant, Miriam Margolyes, Robert Sean Leonard.
- Realização
- Martin Scorsese
- Produção
- Barbara De Fina
- Autoria
- Jay Cocks e Martin Scorses
- Música
- Elmer Bernstein
- Ano
- 1993
- Duração
- 139 (cor) minutos