Programas tv

O Homem na Lua

Imagem de O Homem na Lua

Géneros

  • Filmes - Drama

Informação Adicional

Milos Forman presta homenagem ao comediante americano Andy Kaufman, num drama biográfico misto de irresistível humor e contagiante angústia, com Jim Carrey

Andy Kaufman cresceu em Long Island e cedo demonstrou ser um obcecado pela televisão. Começou a fazer imitações de Elvis, fazendo-se passar por um emigrante de Leste. O agente artístico George Shapiro descobre Andy e arranja-lhe uma participação num show televisivo de grande audiência, o "Saturday Night Live". Mais tarde retoma a personagem do emigrante de Leste na série cómica "Taxi" que o torna célebre. Sob a sua influência um cantor insolente e provocador chamado Tony Clifton começa também a tornar-se conhecido, que todos suspeitam ser mais uma invenção de Andy. Cada vez mais irreverente e excêntrico, Andy, envolve-se nos mais loucos espetáculos e nos "gags" televisivos mais inesperados até que um cancro o mata aos 35 anos, em 1984.

"Homem na Lua" é um drama biográfico sobre um dos comediantes mais insólitos, sui generis e desconcertantes de sempre, Andy Kaufman. Milos Forman recria a alucinante e fascinante trajetória de um homem cuja principal característica era a invenção de incríveis ilusões de si próprio e sobre si próprio, assumindo as mais bizarras e divertidas personalidades num constante e quase demencial jogo de faz de conta, onde era cada vez mais difícil saber quem era o verdadeiro Andy Kaufman. Um estudo psicológico ao mesmo tempo de um humor irresistível e de uma angústia contagiante sobre um comediante que criou métodos originais de pura provocação e subversão dos limites da comédia, do humor e da excentricidade. Jim Carrey recria Andy Kaufman de forma soberba, num filme quase tão insólito como a multifacetada e complexa personalidade artística que evoca e recorda.

Ficha Técnica

Título Original
Man On The Moon
Intérpretes
Jim Carrey, Danny DeVito, Courtney Love, Paul Giarnatti, Vincent Schiavelli, Peter Bonerz, Jerry Lawler, Randall Carver, Gerry Becker.
Realização
Milos Forman
Produção
Danny DeVito, Michael Shamberg e Stacey Sher
Autoria
Scott Alexander e Larry Karaszewski
Música
R.E.M.
Ano
1999
Duração
113 (cor) minutos