Programas tv

NUIT ET BROUILLARD

NUIT ET BROUILLARD

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

A evocação dos campos de concentração nazis

Estreado no Festival de Cannes de 1956, Nuit et Brouillard continua a ser simplesmente o melhor filme alguma vez feito sobre os campos de concentração. Alain Resnais pesquisou durante quatro anos os materiais disponibilizados pela Comission d¿ Histoire de la Déportation, entidade que fez a encomenda do filme. A abundância de imagens disponíveis, pela sua carga emotiva, constituía em si mesma uma armadilha, visto apontar no sentido de uma denúncia já feita.
Resnais, que conta aqui com a colaboração de Chris Marker, contornou essa dificuldade a partir de uma reflexão sobre esses materiais que é, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a memória e o esquecimento, como, aliás, acontece em todo o seu cinema.
Acresce que o filme tem texto do grande escritor Jean Cayrol, ele próprio um ex- internado no campo de concentração de Mathausen e autor de Poémes de la Nuit et Brouillard.
Desta combinação de talento e experiência vivida resultou uma das obras-primas absolutas de toda a História do Cinema: "Nuit et Brouillard".
"Nuit et Brouillard" recebeu o Prémio Jean Vigo em 1956, o Grande Prémio do Cinema francês em 1956 e a amedalha de ouro do festival de Karlovy Vary em 1957.

Ficha Técnica

Título Original
NUIT ET BROUILLARD
Realização
ALAIN RESNAIS
Autoria
JEAN CAYROL
Música
HANNS EISLER
Ano
1955
Duração
32M minutos