Programas tv

Porto da Minha Infância

Porto da Minha Infância

Géneros

  • Documentários

Informação Adicional

Um percurso pela cidade do Porto antigo, na companhia do realizador Manoel de Oliveira

O documentário começa com um percurso pelas ruas do Porto antigo, numa viagem de carro, recordando o realizador Manoel de Oliveira um passeio que fez à noite, a seu pedido, teria 9/10 anos. Regressava com a mãe a casa, depois de uma ida ao teatro. Da Batalha, descendo por 31 de Janeiro, Mouzinho da Silveira, a Marginal até ao Cais da Pedra, subindo D. Pedro V...
O realizador recorda a cidade de então, através de fotografias e gravuras (de casas, lugares públicos ou familiares - por ex., a Pastelaria Oliveira, onde ele sonhava ficar esquecido e sozinho para depois da hora do fecho comer todos os bolos que quisesse; o Palácio de Cristal e as suas exposições, de rosas na Primavera ou de automóveis no Outono, as posturas de táxis, os trens de aluguer, as motas com side-car de aluguer, os eléctricos - etc., lugares que desapareceram ou se transformaram), contrapondo depois ao que aquelas casas, lugares, etc. são agora.
Ao mesmo tempo evoca encontros, afetos, conversas, passeios pelas ruelas da Ribeira e o seu "décor" noturno fantasmagórico, os lugares da moda, o café Majestic ou o Rialto, a praia do Molhe, na Foz, onde a cidade ia a banhos ou passeava pela brisa da noite.

Ficha Técnica

Título Original
Porto da Minha Infância
Realização
Manoel de Oliveira
Produção
Paulo Branco
Autoria
Manoel de Oliveira
Ano
2002
Duração
62 minutos