O Desaparecimento de Garcia Lorca

Uma bela, trágica e nostálgica evocação do assassínio de Garcia Lorca, num drama em tom de inquérito policial com Esai Morales e Andy Garcia
Em 1934 um rapaz de 14 anos fica fascinado pelo poder da poesia de Garcia Lorca, que conhece pessoalmente por breves momentos em Madrid. Vinte anos depois, em 1954, Ricardo, o rapaz que conheceu Lorca é jornalista em Porto Rico e decide regressar a Espanha para investigar o mistério da morte do poeta. Ricardo encontra-se com o editor Lozano, que publicou a poesia de Lorca, embora tenha assinado, nos anos trinta, a ordem de prisão de Lorca. Franco continua no poder e a investigação de Ricardo deixa muita gente nervosa. Porém, Ricardo, não desiste e graças ao auxílio de uma prostituta, de uma cigana e de um motorista de táxi, consegue, por fim, descobrir como morreu Lorca e quem o matou.
Francisco Garcia Lorca foi um dos mais célebres mártires da Guerra Civil de Espanha e das forças fascistas de Franco. Assassinado em Agosto de 1936, durante a tomada de Granada, a sua morte acabaria por permanecer mergulhada num mistério. "O Desaparecimento de Garcia Lorca" é, pois, uma bela reconstituição da trágica morte de Lorca, investigada em meados dos anos 50 por um jornalista, grande admirador da obra do imortal poeta espanhol, que apesar de todas as contrariedades, algumas violentas, consegue desvendar o mistério do estúpido e brutal assassínio de Lorca às mãos dos fascistas de Franco. Marcos Zurinaga constrói uma espécie de thriller policial que é, no limite, uma sentida homenagem a Lorca, baseada em duas obras do escritor irlandês Ian Gibson. Com Esai Morales e Andy Garcia nos principais papeis, uma bela, amarga e nostálgica evocação da Espanha fascista a dois tempos. Primeiro na violência destrutiva da tomada do poder e depois, na era do hábil "esquecimento" dos atos mais miseráveis e infames de toda uma classe de fascistas bem acomodados.
Ficha Técnica
- Título Original
- The Disappearance Of Garcia Lorca
- Intérpretes
- Esai Morales, Andy Garcia, Edward James Olmos, Jeroen Krabbé, Marcela Walerstein, Miguel Ferrer, Tony Plana, Edusébio Lazaro, José Coronado.
- Realização
- Marcos Zurinaga
- Produção
- Marcos Zurinaga
- Autoria
- Marcos Zurinaga, Juan Antonio Ramos e Neil Cohen
- Música
- Mark McKenzie
- Ano
- 1997
- Duração
- 137 (cor) minutos